PUBLICIDADE

A insegurança toma conta da população de Ponta Grossa

Imagem ilustrativa da imagem A insegurança toma conta da população de Ponta Grossa

Implantadas para prevenir crimes, as câmeras de segurança revelam a ascensão da bandidagem nas ruas de Ponta Grossa. São vários os exemplos confirmando esta tese. Na semana passada, uma jovem foi atacada em pleno centro da cidade, à luz do dia, quando caminhava na Rua Paula Xavier.

No final de outubro, na Rua Balduíno Taques, câmeras de segurança mostraram a ação de um criminoso na Rua Balduíno Taques. Nesse caso, especificamente, ele foi rendido por uma policial civil após receber um tiro em uma das pernas. Nesse fim de semana, aparelhos de monitoramento instalados na região do Jardim América registraram um homem rondando casa e pulando o muro de um imóvel.

O fato é que em toda a cidade os moradores estão apreensivos por conta dos bandidos. E quem mora nos locais mais afastados da região central, sente os efeitos da violência de forma mais incisiva, por não ter uma reposta imediata dos organismos de segurança quando denunciam um crime.

É importante que essas câmeras de segurança instaladas no comércio ou em residências estejam integradas ao sistema de vigilância eletrônica das policiais e da própria Guarda Municipal. Desta forma, o agente de segurança, ao observar situações delitivas, pode enviar uma equipe imediatamente à região.

O Projeto Olho Vivo é um exemplo de relação entre forças municipais e estaduais. Com ele é possível monitorar diversos veículos em tempo real em várias cidades do Paraná, possibilitando que as forças de segurança atuem de forma mais preventiva. Mais de 3 mil câmeras já estão ligadas ao Centro Integrado de Comando e Controle do Paraná. Elas são próprias do Estado, provenientes de convênios com os municípios e de parcerias com outras redes federais.

Em Ponta Grossa, por conta do baixo efetivo policial, o policiamento preventivo não cumpre seu principal objetivo que é a missão de evitar que o crime ocorra, tendo como foco, geralmente, as áreas de maior incidência criminal. O serviço tem o propósito de atender as demandas urgentes da população. Por isso mesmo, caracteriza-se pelo primeiro contato da corporação com a vítima.

Mais de R$ 1 bilhão foi investido pelo Governo do Estado na Segurança Pública do Paraná desde janeiro de 2019 até agora. O recurso foi empregado na expansão de tecnologia, em novas delegacias e batalhões, aquisição de viaturas e embarcações, além de armamentos de primeira linha e equipamentos de proteção individual. 

Muitas vezes a população não consegue dimensionar a importância deste investimento por conta do aumento da criminalidade. Os moradores querem uma polícia ativa, atuante e decisiva no combate a criminalidade. Mas, entendem ser necessária a intervenção pontual das lideranças políticas e empresariais do Município, junto ao Estado e ao Governo Federal, pleiteando recursos e a implementação de programas para a redução da taxa de crimes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE