PUBLICIDADE

O aumento dos casos da covid é uma realidade em PG

Imagem ilustrativa da imagem O aumento dos casos da covid é uma realidade em PG
-

A mobilização do poder público em ações de enfrentamento a covid, em Ponta Grossa, obrigatoriamente tem que ser acompanhada pelas atitudes de prevenção dos ponta-grossenses. De nada adianta disponibilizar vacinas e reforçar campanhas, se a população não adotar os cuidados necessários, em especial neste período, quando se iniciam as festas de fim de ano. Os eventos também se multiplicaram, exigindo responsabilidade de todos.

No fim de semana, Ponta Grossa foi surpreendida com o decreto regulamentando o uso de máscara de proteção facial. Este acessório, importantíssimo no forte da pandemia, deve ser adotado de forma complementar às demais medidas atualmente divulgadas para prevenção e controle da transmissão do vírus.

Importante lembrar que de 7 de novembro para 14 de novembro, Ponta Grossa passou de 13 para 50 novos casos, significando um incremento de 284%. Depois, de 14 de novembro para 21 de novembro, o número de novos positivados atingiu 162 pessoas e o incremento foi de 224%. Considerando um cálculo de 14 dias, ou seja, de 7 a 21 de novembro, de 13 casos para 162, a evolução foi de 1.146%, ou seja, aumentou em mais de 10 vezes. Já na evolução mensal, na comparação de 24 de outubro, quando foram nove casos confirmados na cidade, o aumento foi de 1.700%, ou seja, o número de novos positivados aumentou em 17 vezes.

A covid-19 voltou a preocupar as autoridades sanitárias após o aumento recente de casos da doença em mais de 20 estados brasileiros. Em novembro, a média móvel no Brasil subiu 77% em 14 dias, voltando à casa de quase 10 mil casos. A média móvel é usada para acompanhar as tendências de comportamento da doença e nortear ações de saúde pública.

Não há, até o momento, indicativos de aumento na gravidade da doença, mas reforça a importância dos cuidados com a prevenção, como a higiene frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70% e o uso máscaras em ambientes fechados, com pouca ventilação, locais com aglomeração ou em unidades de saúde.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE