PUBLICIDADE

O trânsito precisa ser respeitado por todos

Imagem ilustrativa da imagem O trânsito precisa ser respeitado por todos

A estrutura de segurança púbica de Ponta Grossa deu um ótimo exemplo nessa segunda-feira (9), reforçando as blitze de trânsito para conscientizar e orientar os condutores sobre a importância de seguir as leis e dirigir defensivamente. A educação é uma ferramenta importante para a redução de acidentes, mortos e feridos.

Ontem, também, o Conselho Nacional de Trânsito publicou, no Diário Oficial da União, uma deliberação que prevê benefícios a condutores cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) que não tenham cometido infrações pelo prazo de 12 meses. A deliberação acrescenta que o RNPC “poderá ser utilizado para a concessão de benefícios de qualquer natureza aos condutores cadastrados”, e que esses benefícios poderão ser “fiscais ou tarifários”, na forma da legislação específica de cada ente da federação.

O mau exemplo, na segunda-feira, vem justamente de quem deveria ter uma conduta de referência. O presidente Jair Bolsonaro cometeu ao menos 11 infrações gravíssimas de trânsito que, para o cidadão comum, resultariam em multa de R$ 293,47, sete pontos cada na CNH, e na suspensão direta do direito de dirigir. As transgressões ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ocorreram em passeios individuais ou motociatas promovidas pelo presidente da República. Nessas ocasiões, ele não usou capacete ou utilizou o equipamento fora das especificações exigidas pela legislação.

Mais grave que a infração, é a mensagem que Bolsonaro passa à sociedade com seu comportamento. O presidente estimula outras pessoas a transgredirem a legislação ao descumprir as regras do trânsito. Pelo Código de Trânsito, o condutor flagrado pela fiscalização dirigindo um veículo com a carteira suspensa está sujeito ao pagamento de multa de R$ 900 e terá o veículo retido até a chegada de outra pessoa habilitada, além da cassação da carteira por dois anos.

Impressiona o fato de ter muita gente apoiando as atitudes do atual presidente, sem considerar o fato que infrações cometidas por ele, potencializam a gravidade do acidente. A autoridade de trânsito não pode abrir exceções. O código existe para ser respeitado por todos. É preciso saber se Bolsonaro tem CNH para pilotar motos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE