PUBLICIDADE

É hora de cortar gastos e equilibrar as finanças

Imagem ilustrativa da imagem É hora de cortar gastos e equilibrar as finanças

As medidas de contenção de gastos anunciadas nessa quinta-feira (6), pela prefeita Elizabeth Schmidt (PSD), têm o caráter da prevenção e demonstra a prudência de uma administração para enfrentar as adversidades econômicas de 2022. O momento de apertar o cinto é agora.

Especialistas reforçam que se foi difícil atravessar o período de pandemia, o cenário para 2022 não parece muito melhor. O novo ano vai receber uma herança pesada de 2021, com destaque para a inflação persistente, a desaceleração da atividade econômica, a lenta recuperação de empregos, a redução do nível de renda real das famílias, o dólar elevado e instável e fragilização fiscal.

Essa herança caracteriza a reversão parcial de diversas conquistas que o país havia obtido ao longo das últimas décadas e que foram perdidas por conta de erros sucessivos na condução da política econômica ao longo dos últimos dez anos. Robson Gonçalves, professor de economia dos cursos de MBA do ISAE/FGV diz que para restabelecer os fundamentos do crescimento econômico sustentável perdidos, 2022 vai exigir total empenho político para embarcarmos rumo a uma economia mais próspera.

Muito embora com um orçamento superior a R$ 1 bilhão, Elizabeth diz que ‘financeiramente será um ano bastante difícil e pede todo o comprometimento e emprenho da equipe de governo em seguir rigorosamente suas medidas’. É imprescindível o ajuste da máquina pública com cortes e redução de custos para cuidar das grandes prioridades da população, que são a saúde, o asfalto, a educação e o social.

Elizabeth determinou o corte de 25% em despesas em combustíveis, luz, água e outros gastos de custeio e inclusive aluguéis. Ela reforça que a arrecadação praticada hoje em Ponta Grossa está muito aquém do que seria adequado e justo. No fim do ano passado, o Executivo sofreu derrota na Câmara ao não aprovar um projeto de reajuste do IPTU. Neste contexto, a prefeita afirma que não é possível que em pleno ano de 2022 ainda existam adversários políticos que torçam contra o crescimento da cidade e que ela e sua equipe vão buscar mecanismos para melhorar a arrecadação e garantir o crescimento econômico do jeito que o município precisa e merece.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE