PUBLICIDADE

Novo ano será de muitos desafios e de superação

Imagem ilustrativa da imagem Novo ano será de muitos desafios e de superação

Foi um ano muito difícil, de vários desafios, grandes problemas e de continuidade do enfrentamento da terrível pandemia do coronavírus. A chegada de 2022 deve marcar, agora, um tempo de renovação, de muito trabalho e de intensa sinergia. Será uma época marcada por grandes eventos. As eleições acontecem em outubro e tem, também, a Copa do Mundo.

Para o ponta-grossense e todos os brasileiros, o importante é a retomada do crescimento. O ano de 2022 será decisivo para o país. Com velhos problemas de volta, como inflação e juros nas alturas, e desafios recorrentes no radar, como desemprego recorde, déficit fiscal e pobreza, as eleições presidenciais e para Congresso serão vitais para definir que caminho o Brasil tomará. Os anseios da sociedade são enormes. Não há espaço para novas aventuras. O regime democrático precisa ser reforçado. O desenvolvimento econômico vigoroso precisa ser resgatado e as desigualdades sociais, reduzidas. Mas sem um ambiente político saudável, com regras claras, o bem-estar da população ficará para depois. Não há tempo a perder.

Especialistas ressaltam que o país encara obstáculos, como o fim da alta dos commodities e a crise energética, que projetam um crescimento pífio em 2022 e já impactam o setor produtivo. O Brasil está também sob o risco de uma nova crise energética, que traz de volta o medo de um apagão e a possibilidade de racionamento de energia. O forte período de seca desabasteceu as reservas das usinas hidrelétricas, ampliando a geração por meio das termoelétricas e a necessidade de importação de energia.

Ponta Grossa também terá vários desafios. A pandemia do coronavírus, além de derrubar a arrecadação de impostos, como de IPTU e IPVA, também demandou de muitos investimentos do município na área da saúde, quase dobrando, por exemplo, os custos da UPA Santa Paula. Porém, ainda assim, a Prefeitura encerrou o ano com todas suas contas em dia, com o equilíbrio entre receitas e despesas.

Muitos investimentos previstos, principalmente em áreas sensíveis, como a saúde, deverão ser impactados. O importante, porém, é arregaçar as mangas e trabalhar muito. O ano de 2022 vai marcar a retomada para um futuro melhor. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE