PUBLICIDADE

Tráfico na praça precisa de combate rigoroso

Imagem ilustrativa da imagem Tráfico na praça precisa de combate rigoroso

Apesar do policiamento sistemático e a existência de câmeras de videomonitoramento espalhadas em pontos estratégicos, o centro de Ponta Grossa tem pontos de tráfico de substância entorpecente. Não que este assunto seja novidade para a sociedade, mas chama a atenção a articulação dos envolvidos nessa teia criminosa para se manter em pontos monitorados.

Recentemente, a Guarda Municipal flagrou um casal vendendo crack na Praça Barão do Rio Branco, o Ponto Azul. É importante ressaltar que na frente deste espaço público tem um dos maiores colégios de Ponta Grossa, o Regente Feijó, com seus centenas de alunos adolescentes. Quem vai proteger estes jovens? O crack é considerado a forma da cocaína mais capaz de causar consumo compulsivo e dependência. O efeito da droga começa quinze segundos após a primeira aspiração. Em um mês, em média, cria-se a dependência. 

Com a retomada das aulas presenciais, é necessário inibir a atuação dos traficantes dentro ou nos arredores dos estabelecimentos de ensino, pois estatísticas indicam que milhares de crianças e adolescentes tiveram o primeiro contato com as drogas durante o período escolar, sendo que muitos receberam as substâncias dentro das escolas.

O consumo de drogas cresce consideravelmente a cada dia, pois ela não escolhe religião ou nível social; está presente em todos os lugares e realidades desde muito tempo. Esse aumento pode ser atribuído a vários fatores, principalmente aos que se referem na forma em que é transmitida a informação sobre a droga e quem a recebe. A prevenção do uso indevido de drogas é fundamental para a sensibilização sobre os riscos e perigos causados por elas. As ações de prevenção ao uso de drogas nas escolas não deveriam ser isoladas ou tratadas fora do contexto de uma prática pedagógica.

No combate, ao combate ao tráfico, uma das principais ferramentas é o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que consiste em um esforço cooperativo da Polícia Militar (PM) com as escolas e as famílias, e objetiva preparar as crianças e os adolescentes para fazerem escolhas seguras, saudáveis e responsáveis na condução de suas vidas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE