PUBLICIDADE

A tecnologia impulsiona a agricultura no Paraná

Imagem ilustrativa da imagem A tecnologia impulsiona a agricultura no Paraná

A agricultura do Paraná, principal pilar econômico do Estado, consegue unir produtividade, digitalização, inovação, eficiência e desenvolvimento sustentável, se destacando como um exemplo mundial. O Agro Digital, promovido pela Cooperativa Agroindustrial Frísia, destaca esta tendência.

Importante ressaltar que agricultura é uma das principais atividades econômicas do estado. A alta taxa de produtividade proporcionou o desenvolvimento de diversificadas culturas e colocou o estado no ranking dos principais produtores de alimentos do mundo. O Paraná é hoje o principal produtor brasileiro de frango, trigo e feijão e um dos principais exportadores de grãos do país.

Na opinião do governador Ratinho Junior, que participou da abertura do congresso, a digitalização vem para trazer cada vez mais precisão a essa agricultura moderna. Uma feira como essa é importante para fazer com que o Brasil continue sendo pioneiro e dispute mercados em grau de igualdade com países que há dez anos protagonizavam a produção de alimentos no mundo. 

Os ganhos de produção e rentabilidade vistos no Paraná nas últimas décadas são consequência do aumento da produtividade, ao invés da incorporação de novas áreas, provando que é possível especializar cada vez mais as fazendas.

Neste aspecto, o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, reforça que a inovação, sustentabilidade e competitividade andam juntas. É notório que o desempenho do agronegócio tem por âncora a incorporação desses fatores, com ganho expressivo de tecnologia. O Paraná consegue produzir mais, com menos área, reduzindo custos, fazendo mais e melhor com menos recursos.

Muito do que é produzido dentro da economia paranaense é, na verdade, comercializado como produto de exportação para países da América do Norte, Mercosul e também Europa e Ásia, fazendo com que o Paraná tenha uma representatividade bastante significativa nas exportações brasileiras, principalmente em produtos do setor primário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE