PUBLICIDADE

A importante notícia que todos esperavam

Imagem ilustrativa da imagem A importante notícia que todos esperavam

A redução da taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva, exclusivos para o tratamento da covid, no Paraná e em Ponta Grossa, é a grande notícia do momento. É o resultado do avanço da vacinação e das inúmeras medidas restritivas adotadas pelo poder público desde o início da pandemia. É reflexo também da conscientização da população sobre a potencialidade dessa doença.

Em Ponta Grossa, por exemplo, os leitos de UTI no Hospital Universitário enfrentavam superlotação desde março. Os indicadores mostram uma redução gradativa. Em todo o Paraná, nessa segunda-feira (5), o índice atingiu 89%: dos 2.007 leitos disponíveis na rede hospitalar, 1.783 estão ocupados.

Ontem, a 3ª Regional de Saúde, com sede em Ponta Grossa, recebeu 25.377 doses, sendo 17.595 da Janssen e 7.782 da Pfizer. As vacinas serão destinadas aos grupos de caminhoneiros e adultos acima de 18 anos. A Secretaria de Saúde tem como estratégia, agora, vacinar proporcionalmente até que todos os municípios alcancem 80% da sua população imunizada. Estão sendo diminuídos diminuído a ocupação dos leitos, a taxa de contaminação e os óbitos.

Não há dúvida que essa redução tem fatores importantes. As medidas de controle são as mais eficientes para que não haja contaminação, e uma parte da população continua sendo muito positiva em manter o isolamento social. Mas, com certeza, a vacinação já cumpre seu papel: as faixas etárias que foram mais imunizadas, como idosos e pessoas com comorbidades, já representam um percentual de internação muito menor que em períodos anteriores.

Vinculada à queda na ocupação de leitos de UTI e na taxa de transmissão está a redução da fila de espera por novos leitos para tratamento da Covid-19. Nesta segunda-feira, o número estava em 111 pacientes, sendo 36 de UTI.

Os indicadores são positivos, mas a luta contra essa doença deve ser travada com seriedade, planejamento e serenidade. Quem já tomou a primeira dose, obrigatoriamente deve a receber a segunda vacina. Quem ainda está na fila, deve continuar cumprindo rigorosamente as recomendações médicas. A doença será vencida!

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE