PUBLICIDADE

Medidas restritivas não chamam mais atenção

Imagem ilustrativa da imagem Medidas restritivas não chamam mais atenção

Os decretos restritivos do poder público já não causam mais impactos no cotidiano do ponta-grossense e já não é possível medir a efetividade dessas normas no enfrentamento à pandemia. Se o número de óbito e o índice de contaminação retraírem, deve-se atribui esses dois fenômenos ao avanço da vacinação em massa e aos cuidados redobrados da população.

A Prefeitura e o Estado, ao longo dos últimos meses, adotaram diferentes categorias de estratégias e medidas para proteger a população. Por mais que as medidas fossem impopulares – o fechamento do comércio e a restrição da circulação de ônibus de transporte coletivo se enquadram neste quesito -, o regramento surgiu como uma necessidade.

O mesmo não se pode falar do governo federal. Mensagens contraditórias ou inaplicáveis por parte da Presidência da República resultam na ampliação dos riscos e impactos. Por um lado, resultam em um enfrentamento parcial e incompleto da pandemia, interferindo negativamente e atrasando o impacto das medidas distanciamento social que podem salvar vidas. Por outro, refletem uma disputa política em que uma crise sanitária pode ser sobreposta por uma crise política, prolongando e ampliando os impactos negativos da pandemia por covid-19.

Diante da falta de confiança no governo federal os governos dos estados e prefeituras preferiram seguir seu próprio caminho - baseados nas informações sobre a situação dramática do que vinha acontecendo em outros países e a declaração de pandemia global pela OMS (11 de março), os governadores passam a adotar um conjunto de medidas a partir de 13 de março, nem sempre de modo coordenado.

A chegada de frentes frias acende mais um alerta em tempos de combate à pandemia do novo coronavírus. Evidências emergentes indicam que as condições climáticas podem influenciar a transmissão da Covid-19, com condições frias e secas sendo favoráveis ao aumento da disseminação. Esse fenômeno, segundo os estudos preliminares, pode ser explicado através de dois mecanismos: a estabilidade do vírus e o efeito do clima no hospedeiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE