PUBLICIDADE

Competência da UEPG para administrar o HC

Imagem ilustrativa da imagem Competência da UEPG para administrar o HC

Importante decisão da Câmara de Vereadores em transferir a administração do Hospital Municipal para a Universidade Estadual de Ponta Grossa. Não se discute a competência da Fundação Municipal de Saúde à frente do HC. Mas, deve se valorizar – e muito -, a capacidade da UEPG em conduzir esta atividade. Quem ganha é a população ponta-grossense.

A doação é fruto do Projeto de Lei (PL) 046/2021, de autoria do Executivo, homologado em março deste ano. O texto do projeto afirma que a UEPG “é uma referência nacional nos serviços de educação de nível superior, pesquisa científica e extensão, com integração entre a sociedade e ensino superior”.

Os serviços obstétricos do Hospital Universitário começaram a funcionar no Hospital da Criança em 20 de agosto de 2020, com quadro de servidores do Município e do Estado. As negociações para a transferência já ocorriam desde março do ano passado, com o então prefeito de Ponta Grossa Marcelo Rangel, que deu início aos trâmites do convênio. À época, a transferência temporária possibilitou 26 novos leitos clínicos para tratamento de pacientes de Covid-19 no HU-UEPG.

Em abril do mesmo ano, a UEPG recebeu R$ 13,8 milhões para a transferência da maternidade, UTI infantil e UTI neonatal do HU para o Hospital da Criança. O provimento veio através de esforços do Governo do Estado, em nome do Secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, que incentivou as negociações e a abertura de leitos do HU.

Para viabilizar a transposição, foram realizadas melhorias na estrutura do Hospital da Criança, além da cessão de profissionais do HU para atuação nos setores materno-infantis. Dentre as especialidades que passam a trabalhar no HC, estão os médicos obstetras, pediatras, radiologistas e anestesiologistas, e também profissionais nas áreas de enfermagem, farmácia, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, odontologia e serviço social.

A Universidade é uma referência nacional na pesquisa, ensino e extensão. Com a integração, haverá uma importante colaboração com a sociedade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE