PUBLICIDADE

Siate deve ser reconhecido e valorizado por todos

Imagem ilustrativa da imagem Siate deve ser reconhecido e valorizado por todos

O trabalho do Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), é imprescindível para o equilíbrio do setor de saúde. Importante ressaltar que o primeiro atendimento rápido e qualificado após uma situação de trauma é fundamental para salvar uma vida. Um serviço de tamanha importância, e que há 31 anos já salvou tantas vidas, deve ser reconhecido e valorizado por Ponta Grossa e cada um dos cidadãos.

O Siate nasceu com a missão de prestar os primeiros atendimentos para traumas e violências e depois direcionar os pacientes para o hospital. Antes, quem precisava ser resgatado e encaminhado para a rede hospitalar após uma queda com múltiplas fraturas, por exemplo, tinha que ser transportado por conta própria e sem qualquer medida de primeiros socorros.

O Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) comemora nesta quarta-feira (26) 31 anos de criação no Paraná. O serviço estadual, que é responsável pelo atendimento pré-hospitalar da maneira mais célere possível, registrou uma redução de 16,87% no número de vítimas atendidas no primeiro trimestre de 2021, se comparado com o mesmo período do ano passado.

Mesmo com a pandemia, o serviço prestado continuou disponível à população 24 horas por dia, e por serem da linha de frente da saúde os operadores e integrantes das ambulâncias têm seguido rigidamente todas as medidas sanitárias estabelecidas, justamente por precisarem fazer contato direto com as pessoas.

Toda a estrutura de operacionalização para o atendimento parte da Central de Operações do Corpo de Bombeiros após o contato feito através do número de emergência 193. Atende ocorrências com vítimas de acidentes de trânsito, quedas, ferimentos por arma branca ou de fogo, agressões, queimaduras, desabamentos e outros traumatismos.

O atendimento prestado pelo Siate é único no Estado quando se coloca em paralelo velocidade e eficiência. Os minutos iniciais após um acidente de qualquer natureza são os mais críticos, portanto, a celeridade na prestação de socorro em pouquíssimo tempo é o diferencial para o salvamento de uma vida.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE