PUBLICIDADE

Universidades crescem e de destacam no MEC

Imagem ilustrativa da imagem Universidades crescem e de destacam no MEC

O destaque na avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC), das universidades paranaenses, não é por acaso. A comunidade acadêmica das instituições tem se esforçado para garantir uma formação de qualidade para os alunos, além de projetar pesquisas científicas e ações de extensão, que contribuem com o desenvolvimento do Estado.

O Ministério da Educação (MEC) avalia anualmente a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) ofertados em universidades, centros universitários, faculdades e institutos tecnológicos das redes pública e privada. O resultado final do IGC, divulgado na última sexta-feira (23), é composto por cinco faixas que variam de 1, a nota mais baixa, a 5, o conceito máximo. Ao todo, 2.070 instituições públicas e privadas, que envolvem 24.145 cursos de 100 áreas do conhecimento, foram avaliadas.

Além da UEPG, as universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro) e do Norte do Paraná (Uenop) conquistaram conceito 4. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) ficou com conceito 3.

Entre as universidades estaduais brasileiras, a posição do Paraná é de protagonismo. A UEL aparece como a 4ª melhor estadual do Brasil, seguida pela UEM em 6ª, Unicentro em 7ª e Unioeste em 8ª posição. Fechando a lista das 25 melhores estão: UEPG em 11ª, Uenp em 17ª e Unespar na 24ª colocação.

Na avaliação do MEC, o sistema estadual de ensino superior público do Paraná se consolida na faixa 4 do IGC, demonstrando o protagonismo das instituições. As instituições sempre procuram melhorar e qualificar a formação, as pesquisas e todo o trabalho da universidade.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), de acordo com o ranking da revista Times Higher Education (THE), está em terceiro lugar entre as universidades estaduais do Paraná e ocupa a quinta posição entre as instituições paranaenses públicas e privadas, além de estar entre as melhores 50 universidades do Brasil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE