PUBLICIDADE

População de PG tem pressa na imunização

Imagem ilustrativa da imagem População de PG tem pressa na imunização

Milhares de ponta-grossenses aguardam com expectativa o dia que poderão ser vacinados contra a covid-19. Esta doença mortal, com grande capacidade de contágio, tem um poder de provocar inquietação a todos, indiferente à idade. Os preocupantes números da Fundação Municipal de Saúde justificam este temor.

Ontem (2), Ponta Grossa somou mais 9 mortes pela covid-19 e 28 novos casos confirmados da doença. Atualmente há 11.934 pessoas em isolamento domiciliar, outros 61 pacientes internados em leitos de enfermaria e mais 46 internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As autoridades médicas informam que 3.600 casos estão sendo monitorados. O total de mortes pela em Ponta Grossa é de 785. Mais de 20,4 mil pessoas foram recuperadas. 

Neste cenário de incertezas, muitos outros temores se fazem presente no cotidiano da população e os questionamentos são inevitáveis. Vai ter vacina suficiente para todos? As vacinas são eficientes para proteger a saúde? Jovens na idade produtiva também questionam parte do Plano Nacional de Imunização. Querem saber porque não estão nos grupos prioritários. E outras inúmeras classes de trabalhadores fazem o mesmo questionamento.

No Paraná, órgãos públicos estaduais e federais estão desenvolvendo um trabalho cooperativo para evitar que pessoas não incluídas nos grupos prioritários no Programa Nacional de Imunização (PNI) furem a fila da vacinação contra a Covid-19. Estão agindo juntos, trabalhando com o cruzamento de dados para coibir irregularidades. A Assembleia Legislativa está dando sua contribuição. Tramitam na Casa projetos de lei estabelecendo penalidades severas e multas pesadas, tanto para quem receber a vacina, quanto para quem aplicar.

A população tem pressa e o poder público deve adotar todas as medidas possíveis para acelerar este processo de vacinação. Se for o caso, vacina-se durante a madrugada, aos fins de semana e aos feriados. Este trabalho de imunização deve ser realizado em parceria com entidades, igrejas, Exército e forças de segurança.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE