PUBLICIDADE

É preciso acelerar o processo de vacinação

Imagem ilustrativa da imagem É preciso acelerar o processo de vacinação

Ponta Grossa precisa acelerar o processo de vacinação contra a covid. Está muito aquém do esperado. Um ritmo mais acelerado cumpriria o cronograma do Plano Nacional de Imunização e traria mais tranquilidade à população. Até esta quinta-feira (18), pouco mais de 20 mil pessoas foram vacinadas. Este número equivale 7,7% do número de habitantes. É importante ressaltar que a procura é baixa, principalmente por parte dos idosos. Tem filhos omissos que não os levam ou porque acham que eles, em casa, estão 100% protegidos.

Desde terça-feira (16), a Prefeitura iniciou a aplicação da primeira dose da vacina contra o coronavírus nos idosos com 75 anos ou mais que são acamados. Além deste público, os idosos com 90 anos ou mais acamados, também estão recebendo a segunda dose da vacina. As equipes itinerantes vão até a residência dos idosos acamados e realizam a aplicação. 

Se for o caso, para aumentar este índice de vacinação, a Fundação Municipal de Saúde poderia estabecer parcerias com o Exército, igrejas, clubes de serviços e sindicatos, para ampliar os pontos de recepção de pessoas. Este trabalho não pode ficar centralizado em poucos pontos da cidade. Deve chegar o mais rápido possível nos bairros.

Em posicionamento divulgado nesta semana, o Conselho Federal de Medicina (CFM) reiterou que a luta contra a pandemia da Covid-19 precisa incorporar a imunização o mais rápido possível. Contudo, de forma responsável. Esse cuidado é necessário para dar à população a plena confiança de que as doses trazem substâncias seguras e eficazes ao seu propósito: combater os efeitos nefastos do novo coronavírus. Assim, após essa cobertura, Ponta Grossa poderá ver a redução das taxas de contaminação e do número de novos casos, bem como uma queda no desenvolvimento de formas graves da covid-19.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) pretende aplicar a vacina contra a Covid-19 em todas as pessoas do grupo de risco acima de 18 anos no Paraná, até o final do mês de maio. A estimativa é que quatro milhões de pessoas sejam imunizadas nesse período, a depender do envio de vacinas pelo Ministério da Saúde. Até o último domingo (14), o Paraná havia vacinado 458.954 paranaenses contra a Covid-19, o número representa menos de 5% da população paranaense.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE