PUBLICIDADE

PG e os grandes desafios durante a crise pandêmica

Imagem ilustrativa da imagem PG e os grandes desafios durante a crise pandêmica

Neste mar de notícias negativas por conta do agravamento da pandemia e suas consequências no cotidiano da sociedade, o estudo do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apontando Ponta Grossa como um dos municípios expoentes na geração de vagas de emprego, traz esperança por admitir a possibilidade de um processo mais rápido da recuperação da economia.

E esta informação surge justamente no momento em Ponta Grossa terá um teste de fogo por conta do lockdown, em vigência desde à madrugada desta quinta-feira e que perdurará por 10 dias. A ‘bandeira vermelha’ vai impactar em todos os setores produtivos da cidade. A partir de hoje a atividade comercial está restringida. Medida amarga, mas necessária para conter o avanço do vírus.

O apontamento do Caged ressalta que o município de Ponta Grossa se mantém como um dos que mais geraram vagas no Brasil no acumulado de um ano e que entre fevereiro de 2020 e janeiro de 2021, o saldo de vagas de trabalho geradas é de 5.825. Isso representa o melhor desempenho da região Sul do Brasil e o oitavo melhor resultado nacional.

Os números do boletim mostram que neste período de 12 meses, 40,8 mil pessoas foram admitidas, ao passo que 35 mil foram demitidas no período, resultando o saldo positivo de 5,8 mil novos postos de trabalho com carteira assinada gerados. Com isso, Ponta Grossa atingiu o número de 93,6 mil trabalhadores empregados com carteira assinada, uma alta de 6,63% no estoque de trabalhadores no município.

Muitos desafios se apresentem neste momento e população e poder público devem agir de forma unida para minimizar os efeitos devastadores do novo coronavírus. Além da superlotação hospitalar, aumento no número de mortes e de pessoas infectadas, essa crise fechou centenas de empresas, destruiu sonhos e provocou considerável número de desemprego.

Não é possível afirmar, neste momento, quando este pesadelo terminará. Mas, é importante traçar estratégias para o futuro de Ponta Grossa, que sempre foi uma cidade de oportunidades, oferecendo empregos em diferentes setores, para milhares de pessoas. Evitar o fechamento de empresas e indústrias e salvar vidas são os grandes desafios neste ano. Todo o resto pode ser considerado supérfluo. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE