PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Toque feminino em PG

Ponta Grossa terá a primeira prefeitura mulher de sua história. Mabel Canto (PSC) e Elizabeth Schmidt (PSD) vão disputar o segundo turno das eleições e uma delas governará o Município a partir de 2121, num mandato inicial de quatro anos. A vontade da população reconheceu potencialidades nessas duas mulheres na condução da administração municipal. O dia 29 de novembro será decisivo para uma das duas.

Mabel recebeu 37,27% dos votos válidos, o equivalente a 61.702 mil votos e Elizabeth Schmidt obteve 31,15% (51.565). Em terceiro lugar ficou Marcio Pauliki com 26,76% (44.301); em quatro o Professor Gadini com 3,4% (5.029; e em quinto chegou o Professor Edson com 1,79% (2.959). O resultado das urnas deste domingo, 15 de novembro, é incontestável.

O confronto entre Mabel e Elizabeth revela dois extremos muito bem definidos. A deputada estadual tem dois anos de experiência na vida pública, justamente na atividade parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná. A professora já participou de outros governos e atualmente é vice do prefeito Marcelo Rangel (PSDB).

Indiferente a este aspecto, Ponta Grossa será comandada por uma mulher em quase 198 anos de história. Para muitos, já estava na hora do toque feminino definir as estratégias para o crescimento socioeconômico do Município. Será uma experiência válida para uma cidade que se aproxima dos 200 anos e atualmente se desponta no Paraná e no Brasil pela força do comércio e diversificação industrial.

Se Elizabeth chegou ao segundo turno com expressivos apoios (Marcelo Rangel, secretário Sandro Alex e governador Ratinho Junior), Mabel se beneficia do carisma e da grande popularidade do pai Jocelito Canto, ex-prefeito e ex-deputado estadual. Aliás, Jocelito é responsável em eleger a outra filha, Joce Canto, à Câmara de Ponta Grossa.

O resultado das eleições mostrou a vontade da população, mas, de outro lado, impõe uma responsabilidade grande para quem vencer em segundo turno. Ponta Grossa tem assuntos importantes para resolver. O contrato do transporte é um deles. Também tem o contrato com a Sanepar. O grande desafio, contudo, será administrar uma cidade grande com poucos recursos financeiros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE