PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem O seu voto decide

São vários os desafios que serão enfrentados pelo Executivo e Legislativo de Ponta Grossa a partir de 2021. As dificuldades financeiras provocadas pela crise do coronavírus serão acentuadas por conta da baixa arrecadação de impostos. Áreas prioritárias terão investimento menor, o que impactará diretamente na vida da população. Fazer a roda da economia girar não será uma tarefa fácil, numa época de pós-pandemia.

É neste panorama que acontecem as eleições municipais neste domingo (15). Mais de 239 mil eleitores vão às urnas no primeiro turno das eleições para escolher o novo prefeito (ou prefeita) e os políticos que integração a Câmara a partir do ano que vem. O Legislativo, atualmente com 23 vagas, terá apenas 19 a partir de 2021.

Os desafios aumentam a responsabilidade do eleitor. Votar conscientemente é muito mais que uma obrigação: é o compromisso com o futuro de Ponta Grossa. Em relação ao Legislativo, é necessário refletir se os atuais vereadores que estão concorrendo merecem continuar representando os cidadãos. É relevante pesquisar o que eles fizeram, se eles efetivamente exerceram a função de fiscalizador e quais os projetos apresentados.

São mais de 400 concorrentes à Câmara de Ponta Grossa. É bem verdade que 80% deste contingente não tem a menor expectativa de ocupar uma cadeira a partir do ano que vem. O único objetivo é ganhar seus poucos segundos de fama em horários gratuitos no rádio e TV. Mas, entre eles há muita gente que tem capacidade para assumir o cargo e a eles vale o direcionamento do voto.

Na corrida à Prefeitura de Ponta Grossa existem cinco grupos políticos. Uma informação relevante ao eleitor: nos últimos 16 anos a cidade teve apenas dois prefeitos. A cidade se desenvolveu? A infraestrutura do seu bairro melhorou? Empregos foram criados? O serviço de saúde mostrou-se eficiente? O número de favelas diminuiu? A educação avançou? Uma avaliação é salutar.

Não anule voto e nem voto em branco. Essa ação pode beneficiar políticos oportunistas. O que está em jogo não é carreira política de todos os concorrentes. É o futuro de Ponta Grossa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE