PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Momento de reflexão

A eleição na pandemia apresenta diferentes tipos de desafios, mas o maior de todos eles é mostrar ao eleitor a importância do voto consciente. É um momento decisivo para Ponta Grossa. A continuidade deste importante ciclo de crescimento que já dura mais de 20 anos depende de cada cidadão. É neste cenário que se reforça o direcionamento do voto por propostas que possam ser executadas.

Conhecer o funcionamento do processo eleitoral, entender o sistema por meio do qual os candidatos são eleitos, perceber o que é legítimo e aquilo que ofende a moralidade da disputa eleitoral contribui para a conscientização do eleitor na escolha de seus representantes.

É importante que o eleitor procure se informar a respeito das ideias do partido político ao qual o seu candidato está filiado, pois a ideologia partidária – ou seja, os propósitos daquela legenda – está ligada ao que o candidato escolhido realizará se for eleito.

De outra parte, considerando que, nas eleições municipais deste ano, haverá disputa para os cargos de prefeito e de vereador, é importante – para o aperfeiçoamento da conscientização cívica – distinguir os sistemas por meio dos quais serão eleitos os candidatos.

Ponta Grossa é a quarta cidade com maior eleitorado em território paranaense, com 239.611 eleitores, atrás de Curitiba (1.349.888 votantes), Londrina (376.073) e Maringá (279.500). Em Ponta Grossa, há seis locais de votação que abrigam mais de quatro mil eleitores: na liderança aparece a Escola Municipal Professora Zahira Catta Preta Mello, na Vila Cipa, com 4.964 cidadãos que vão as urnas em 13 seções previstas. Em segundo lugar fica o Colégio Estadual Professora Eliza Correia de Sá, no Santa Paula, com 16 seções previstas e 4.700 eleitores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE