PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Escolas com nova gestão

O ano letivo em Ponta Grossa termina com a maioria das salas vazias, mas 2021 iniciará com uma novidade: a implantação de quatro escolas cívico-militares. Funcionarão nesse modelo as escolas estaduais José Elias da Rocha (bairro de Olarias), Professor Colares (bairro de Oficinas), Frei Doroteu de Pádua (bairro Periquitos) e General Antônio Sampaio (bairro Uvaranas.

Essa proposta está sendo bem aceita pela população. Segundo o Estado, a média das escolas cívico-militares no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é 20% maior do que na educação tradicional. É um projeto inovador, que vai fazer com que o Paraná tenha grandes avanços e conquiste os melhores resultados do ensino público no Brasil.

A nova modalidade de ensino funcionará com gestão compartilhada entre militares e civis em escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. As aulas continuarão sendo ministradas por professores da rede estadual, enquanto os militares serão responsáveis pela infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança, disciplina e atividades cívico-militares. Haverá um diretor-geral e um diretor-auxiliar civis, além de um diretor cívico-militar e de dois a quatro monitores militares, conforme o tamanho da escola.

Matéria publica na edição de hoje pelo Jornal da Manhã ressalta que os colégios foram selecionados pela Secretaria de Educação e do Esporte e haverá uma consulta à comunidade escolar a partir desta terça-feira (27) para oficializar a indicação. Um dos diferenciais é o aumento da carga horária curricular, com aulas extras de português, matemática e valores éticos e constitucionais. A lei foi aprovada neste ano pela Assembleia Legislativa do Estado, mas o programa está sendo planejado desde o ano passado.

Os critérios estabelecidos pela lei, aprovada na Assembleia Legislativa, foram a existência de ao menos duas escolas estaduais na área urbana, alto índice de vulnerabilidade social, baixos índices de fluxo e rendimento escolar e que não ofertem ensino noturno.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE