PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Decisão importante em PG

As aulas presenciais não retornam na rede municipal de ensino, neste ano, em Ponta Grossa. A importante entrevista da secretária Esméria Saveli põe um ponto final nessa discussão e ajuda toda a comunidade infantil a definir uma estratégia para o fechamento de 2021. É uma decisão prudente e sensata, sobretudo pela inexistência de prazo para a vacinação da população contra o coronavírus.

Diferentemente da rede municipal, algumas escolas brasileiras começam a retomar as aulas presenciais. Por meio de decretos municipais ou estaduais, a volta tem sido gradativa – uns começando pelos mais novos, com a justificativa que os pais precisam retornar aos seus trabalhos e não têm onde deixar as crianças, outros pelos mais velhos, com o argumento que os jovens precisam se preparar para o Enem e vestibulares e conseguem respeitar medidas como uso de máscara e distanciamento social com mais facilidade.

A questão é que, mesmo com o retorno, nenhum aluno é obrigado a ir até a escola. Caso não se sinta seguro, seja do grupo de risco, tenha suspeitas ou sintomas ou ainda tenha alguém em casa do grupo de risco, o recomendado é permanecer em casa. Uma pesquisa realizada com pais de mais de 5 mil alunos, revelou que 57,9% deles preferem que os filhos continuem em casa, recebendo o conteúdo de forma remota. Entre as cidades mais conservadoras, estão Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa.

Os tempos são outros e o desafio dos profissionais de educação na retomada das atividades presenciais vai além dos protocolos sanitários. Considerando as perdas de diferentes ordens provocadas pela pandemia de Covid-19, o acolhimento da comunidade escolar precisa ser colocado como prioridade na gestão da educação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE