PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Importante estratégia

O ‘Dia D’ da vacinação é, antes de mais nada, uma importante estratégia para evitar a propagação em massa de doenças que podem levar à morte ou a sequelas graves, comprometendo a qualidade de vida e saúde das pessoas vitimizadas.

Neste sábado, todas as atenções se voltam para a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite. Os pais também poderão fazer a atualização da carteira de crianças e adolescentes. Para facilitar o acesso à população, a imunização será das 12 às 17h, em dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também no Ônibus da Vacina, que ficará no Parque Ambiental.

A meta da campanha é vacinar 19.313 crianças contra a poliomielite. Até o momento, 2.241 crianças foram vacinadas, o que representa uma cobertura de 11,2% da meta estipulada.  A vacinação sensibiliza o sistema imunológico do organismo, fazendo com que ele crie defesas, anticorpos especiais contra uma série de doenças que quando ocorrem, podem acarretar a morte ou deixar graves sequelas na pessoa acometida. O objetivo da campanha contra a poliomielite é contribuir para redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem, que pode causar a paralisia infantil.

Importante ressaltar que uma das boas estratégias para se trabalhar a recuperação das taxas de cobertura é, primeira e fundamentalmente, garantir a oferta de vacinas para a população em tempo contínuo, não somente em períodos de campanha. Também cabe aos profissionais de saúde manterem os pais, os adultos e os idosos estimulados a essa prática de saúde, mostrando claramente os benefícios para cada um e o efeito de proteção para todos, a partir dela. É necessário, ainda, que se busque combater rápida e fortemente a divulgação pelas mídias sociais de notícias falsas (fake news) a respeito das vacinas.

Neste sábado, o público alvo da campanha contra a poliomielite são crianças que possuem entre um e cinco anos. As crianças e adolescentes menores de 15 anos também poderão aproveitar para atualizar a carteira de vacinação e receber a declaração vacinal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE