PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem PG dá um passo à frente

A engrenagem da máquina econômica de Ponta Grossa voltará a funcionar ainda que vagarosamente a partir dessa segunda-feira (6), com a abertura gradual do comércio. Isso acontecerá após duas semanas de fechamento total de lojas. É uma decisão arriscada, mas necessária.

Ontem, o prefeito Marcelo Rangel (PSDB) anunciou as novas regras do comércio em Ponta Grossa nesta sexta-feira (3). Segundo o novo decreto, o comércio vai abrir a partir das 10h em uma escala de “2 por 5”, fechando às 16h. A principal preocupação é evitar aglomerações no transporte coletivo municipal e também no Centro da cidade. 

É fato que o avanço da pandemia causada pelo novo coronavírus impôs à humanidade novas formas de trabalhar, de se relacionar. Com o isolamento social, adotado inclusive em Ponta Grossa, as ruas ficaram vazias não só pelo fechamento do comércio, mas também pela impossibilidade de aglomeração.

Na possibilidade de existir multidão nas ruas ou aglomeração no comércio, é possível uma contraordem do Executivo. As novas propostas da Prefeitura preveem dias específicos para alguns ramos, como eletrodomésticos, vestuários e afins, além de permitir o funcionamento de shopping centers no sistema ‘drive thru’, ou pegue e leve.

A realidade é mundial, não estando afeta a Ponta Grossa, apenas. Diante do cenário de pandemia, com o isolamento social causado pela quarentena e a necessidade de se adaptar ao home office, as mudanças no comportamento da população são várias e atingem diferentes setores. Preocupados com a saúde, crescem as vendas de analgésicos, vitaminas (especialmente a vitamina C) e antigripais. As saídas para a rua são cada vez mais raras e só acontecem em casos de necessidade extrema, como ir ao supermercado, bancos e farmácias.

O comerciante quer trabalhar e a população quer sair às ruas novamente. Todavia, isto ainda está longe de acontecer. No Paraná, o pico da pandemia deve ocorrer entre o final de abril e início de maio. Portanto, todo cuidado é pouco.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE