PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Uma década salvando vidas

O que seria de Ponta Grossa e dos municípios dos Campos Gerais, com mais de 1 milhão de habitantes, sem o Hospital Universitário? Seria o caos, ainda mais numa época de grande fragilidade da população por conta do coronavírus. O HU dispensa apresentações. Pela excelência dos serviços prestados nesses 10 anos de fundação, se tornou referência para o Estado. Além disso, trouxe tranquilidade a área de saúde pública.

O hospital foi inaugurado em 31 de março de 2010, como Hospital Regional de Ponta Grossa. Neste primeiro ano, ofertava apenas 18 leitos gerais ativos, apesar da capacidade para instalação de 193 leitos. Em 2013, a Universidade Estadual de Ponta Grossa assumiu a administração da unidade hospitalar, que passou a ser Hospital Universitário. No momento da transferência de gestão, havia 40 leitos ativos, dos quais 12 eram reservados para atender adultos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 18 leitos cirúrgicos e 10 leitos clínicos. O Hospital atendia a 430 pacientes por mês.

Hoje, são oferecidos no HU-UEPG serviços de saúde como o atendimento ambulatorial, atendimento de Urgência e Emergência, Maternidade, UTI Neonatal, Pediátrica e Adulto, Exames e Análises Clínicas. Por mês, são cerca de 6000 consultas ambulatoriais e 3000 exames de Raio X, Tomografia, Ressonância e Ultrassom. Os pacientes recebidos são provenientes de 12 municípios dos Campos Gerais.

Houve um aumento de 320% nos leitos ativos no hospital, durante os 7 anos de gestão como hospital universitário. Dos 166 leitos ativos, 6 são na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, 4 na UTI Pediátrica, 20 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, 2 na UCI Neonatal, 30 na Clínica Médica, 58 na Clínica Cirúrgica e 34 na Maternidade. A construção da nova ala da Maternidade, em andamento, deve acrescentar 20 novos leitos.

São números que mostram a grandeza do HU. E lá em 2010, teve muito político que tentou barrar este benefício para a população. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE