PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Mais um ano perdido

Quando vamos sair dessa crise do coronavírus? Não há data e todas as previsões – principalmente na área econômica -, são preocupantes. O 1º semestre está perdido; o restante do ano, talvez, sirva para contabilizar os efeitos danosos causados pela doença. Recessão e desemprego podem se acentuar em 2020.

A notificação dos primeiros casos de Covid 19 deu início à adoção de um conjunto de medidas restritivas à circulação de pessoas. Espaços públicos como cinemas, academias de ginástica, universidades, escolas e outros estabelecimentos públicos e privados estão fechados. O resultado é que diversos setores econômicos já começam a sentir o impacto da falta de clientes. A queda de público e de vendas está levando as empresas, em especial os pequenos negócios, a adotarem medidas emergenciais para reduzir custos e aumentar a receita, buscando equilibrar o caixa durante o período mais agudo da crise. 

A economia global já está em recessão, conforme o impacto da pandemia de coronavírus sobre a atividade econômica se tornou mais generalizado nos últimos dias. A disseminação da doença causada pelo vírus, a Covid-19, tem levado os mercados financeiros a entrarem em parafuso a despeito de algumas das maiores medidas de estímulo desde a crise financeira anunciadas por dezenas de bancos centrais na Europa, Américas, Ásia e Austrália.

A situação é extremamente grave. A Prefeitura de Ponta Grossa quer decretar Calamidade Fiscal e Econômica no município. O objetivo é fazer um remanejamento de recursos do orçamento para utilizar mais verbas no combate ao novo coronavírus, além de uma reestruturação financeira diante de um cenário de queda prevista nas receitas. Para isso, o Executivo irá protocolar, junto à Câmara Municipal, o Projeto de Lei do Decreto de Calamidade Fiscal e Econômica. A Secretaria Municipal da Fazenda finalizará alguns estudos neste fim de semana, para protocolar o PL muito provavelmente na segunda-feira (23).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE