PUBLICIDADE

Maturidade, prevenção e informação

A procura de informações sobre a nova doença também deve ser criteriosa, principalmente na internet, berço das fake news.

Imagem ilustrativa da imagem Maturidade, prevenção e informação

É possível vencer o coronavírus. Muito embora o pânico bata à porta dos ponta-grosseses, em razão do aumento dos casos suspeitos, a melhor estratégia requer a maturidade e prevenção. A procura de informações sobre a nova doença também deve ser criteriosa, principalmente na internet, berço das fake news.

As fake news podem ser muito mais prejudiciais do que o próprio vírus em si, por levar alguns indivíduos a tomarem medidas drásticas, diante do temor em que se encontram. Este pavor acaba sendo fomentado pela repetição diária de determinadas informações que adentram na mente dos indivíduos, sem que eles percebam. 

Em relação ao coronavírus, por mais que a taxa de letalidade seja baixa (3%), na maioria das pessoas, reforçar, diversas vezes, o número de óbitos ocasionados pela doença cria um temor mundial”.

A transmissão do coronavírus costuma ser pelo contato com pessoas infectadas, por meio de secreções como gotículas de saliva, espirro tosse ou catarro. O vírus pode se disseminar por meio do toque ou aperto de mão ou pelo contato com objetos ou superfícies contaminados, como aparelhos eletrônicos, talheres, notas de dinheiro, entre outros.

É apontado como mau exemplo o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que, ao invés de isolar-se, conforme decretado pelo Ministério da Saúde, já que teve contato com pessoas infectadas com coronavírus, saiu às ruas, no final de semana, para cumprimentar os manifestantes que protestavam contra o Congresso.

Indiferença e pânico não são as medidas cabíveis nesse momento e devemos estar atentos aos cuidados básicos de higiene, além de evitar sair de casa, não encarando a quarentena como férias, mas sem criar alardes. Se todos fizerem a sua parte, o país conseguirá enfrentar tal situação da melhor forma possível

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE