PUBLICIDADE

O tráfico e suas variáveis

Imagem ilustrativa da imagem O tráfico e suas variáveis

Se por um lado as apreensões de entorpecentes realizadas pela Polícia Militar reforçam que a inteligência policial e as operações se mostram eficientes, é importante perceber que os diferentes tipos de drogas estão em constante movimento em todos os cantos de Ponta Grossa. É uma realidade perigosa, que inquieta famílias e dispara o gatilho da violência urbana. 

Hoje, a discussão referentes às políticas públicas sobre drogas assume maior importância. Governo e sociedade enfrentam novos desafios. Especialistas afirmam que o crime organizado, que tem entre suas bases de sustentação o tráfico de drogas, parece ter mais força, criou novas rotas, ameaça a segurança e continua provocando mortes e instabilidade nas regiões onde atua.

Em Ponta Grossa, os crimes relacionados ao tráfico de drogas são os arrombamentos e os assaltos. No entanto, até anos atrás, muita gente morreu na cidade por conta deste tipo de delito. Já houve guerra entre traficantes. A forte atuação policial teve resultado, mas é necessário trabalhar de forma abrangente. A ideia é olhar isso de forma global. De todas as variáveis do narcotráfico, do varejão aos entrepostos. E, principalmente, onde acontecem os problemas decorrentes como homicídios, prostituição, aliciamento de crianças e as áreas próximas às escolas

As substâncias psicoativas são cada vez mais diversificadas e com efeitos mais potentes. Ao longo dos anos, a forma de consumo de drogas ilícitas também mudou o que requer uma resposta diferenciada. As políticas de repressão ao usuário, por meio do encarceramento, por sua vez, há muito se mostraram ineficazes no tratamento do usuário problemático.

O combate ao tráfico requer a participação popular. O cidadão tem o dever de denunciar o vizinho traficante. Ele deve estreitar essa aproximação com a polícia e assegurar um papel fundamental neste processo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE