PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Punição mais rigorosa

É preciso aumentar o rigor da lei em relação aos motoristas que dirigem sob efeito de álcool. Tem que pôr na cadeia, aplicar multa pesada e cassar em definitivo a carteira de habilitação. No feriado de Ano Novo, 1.343 motoristas foram autuados por embriaguez ao volante e 113 foram presos pela prática criminosa. No Natal, a PRF flagrou 1.592 pessoas dirigindo embriagadas e 163 foram conduzidas para delegacias e autuadas pelo crime de alcoolemia ao volante. 

Ao todo, a PRF realizou mais de 115 mil testes com uso de bafômetro, em todo país. Os números são nacionais. Na região dos Campos Gerais, foram fiscalizados 514 veículos e 734 pessoas. Também aplicados 435 testes de alcoolemia dos quais, 6 motoristas foram autuados por embriaguez e um detido pelo crime de embriaguez ao volante.

No Brasil, a dependência de álcool é muito grande. Pode ser que haja motoristas que são dependentes de álcool, que não reconhecem o problema, não buscam tratamento. O álcool é uma droga socialmente aceita e até estimulada, como nas propagandas de cerveja.

Mas o principal fator que influencia nas estatísticas é o fato de as leis serem brandas com os motoristas imprudentes. O entendimento do Código Brasileiro de Trânsito (CBT) contribui para que os motoristas não se sintam preocupados em beber antes de dirigir.

Atualmente, o Código Brasileiro de Trânsito classifica como homicídio culposo uma morte causada por alguém que esteja "na direção de veículo automotor". O artigo 301 do CTB prevê ainda que, caso o motorista preste socorro à vítima, ainda que ela já esteja morta, ele não precisará pagar fiança nem será submetido à prisão em flagrante. Os legisladores precisam dar um basta a esta situação. Ano novo com mais rigor contra os infratores de trânsito.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE