PUBLICIDADE

O diálogo precisa prevalecer

Imagem ilustrativa da imagem O diálogo precisa prevalecer

Era previsível. No ato unificado contra a reforma da Previdência do Paraná, realizado por diferentes sindicatos, em Curitiba, faltou diálogo e sobrou confusão. A falta de entendimento entre os manifestantes e o governo resultou um cenário extremamente perigoso, com pessoas feridas e depredação do prédio público. A sociedade acompanhou, de certa forma, um reprise de protestos ocorridos em governos anteriores. Até parece que é cíclico.

A sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (3) foi encerrada após invasão de manifestantes. Durante a invasão, os servidores arrombaram as grades externas e as portas da primeira galeria que estava fechada ao público por motivos de segurança. A invasão ao plenário só não aconteceu graças à ação dos policiais militares, que contiveram os invasores, que avançaram sobre a força policial arremessando pedras e lixeiras.

Os servidores estão em greve desde segunda-feira (2), contra as mudanças da Previdência Estadual propostas pelo governador Ratinho Junior. Entre as alterações, estão o aumento da contribuição dos servidores de 11% para 14% e o estabelecimento de idade mínima para aposentadoria de 65 anos para homens e de 62 anos para mulheres. O funcionalismo diz que o governador é irredutível ao diálogo e que nesta terça-feira (3) tentou a proposição de diálogos por diversas vezes.

Segundo a Assembleia Legislativa, a invasão de manifestantes que protestavam contra os projetos do Poder Executivo que tratam da reforma da previdência dos servidores públicos estaduais gerou prejuízo ao patrimônio público da Assembleia Legislativa. Durante toda a invasão foram quebradas portas e grades pantográficas. Uma câmera robô da TV Assembleia também foi danificada após um manifestante pular das galerias para o Plenário da Casa. Ainda na ação dos manifestantes foram destruídos vasos do Prédio dos Gabinetes.

O diálogo precisa prevalecer. Se a conversa não resolve, não é a truculência que vai prosperar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE