PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem A história preservada

Sempre com os olhos voltados ao futuro, a sociedade de Ponta Grossa precisa reconhecer a interessante e rica história da cidade, prestando o devido o valor a esta grande gama de pessoas que travam uma batalha diária para a preservação do patrimônio arquitetônico. O progresso não pode ser desculpa para demolição.

É neste contexto que se deve maximizar todos os esforços desprendidos por pessoas que lutaram pela proteção do antigo Fórum de Ponta Grossa – hoje Museu dos Campos Gerais. O espaço receberá quase R$ 11 milhões do governo federal, através do Ministério da Justiça. Isso foi possível porque a UEPG participou de um edital destinado à restauração e à manutenção de atividades culturais em prédios de importância histórica para o Judiciário.

É importante citar a história. Este prédio foi inaugurado em 1928 para ser sede do Fórum da Comarca de Ponta Grossa. O Fórum funcionou neste local até 1983, quando o prédio passou a ser sede do Museu Campos Gerais. Em 2005, o mesmo foi fechado para restauração. Destaca-se na paisagem urbana, ao preservar suas características originais por meio de sua arquitetura imponente de estilo eclético e estar localizado na área histórica da cidade. O prédio foi tombado como Patrimônio Cultural do Paraná em 1990.

Ocupando terreno de esquina, sem recuo das testadas, o edifício ostenta uma fachada trabalhada em massa segundo um vocabulário diversificado, como de praxe no ecletismo em voga na época. Sobrelevado do nível da rua por um soco, o 1º pavimento, com a fachada tratada à bossagem, é ritmado por sequência de vãos com arquivolta, destacando-se entrada com grande porta vazada de ferro. 

De fato, a UEPG ser contemplada com esta obra, que valoriza a história e a cultura dos Campos Gerais, é motivo de muito orgulho para todos que demandaram esforços na construção plural desta proposta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE