PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Atenção aos idosos

Inédito e de louvável caráter social, o Viver Mais, lançado em Ponta Grossa na última semana é o maior programa de habitação do País para a terceira idade. É um programa social inovador, no Brasil, que cria condomínios fechados para idosos. O Governo do Estado vai construir condomínios com toda a infraestrutura para atender exclusivamente pessoas de baixa renda com mais de 60 anos.

O Estado deve se preocupar em quais regiões, dentro das cidades, construirá esses condomínios. Pela sua natureza, o bairro escolhido precisa ser dotado de ótima infraestrutura, com unidades de saúde; próximo a hospitais e de agências bancárias; com supermercados e farmácias, e com vias públicas seguras, bem sinalizadas e com calçadas em condições de uso.

Inicialmente os condomínios serão construídos em 14 cidades, todas com população acima de 70 mil habitantes. Mas a intenção da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), coordenadora do programa, é baixar esse limite população para municípios a partir de 30 mil moradores, espalhando a ação por todas as regiões do Paraná, em áreas doadas pelas prefeituras ou adquiridas pela própria companhia.

A iniciativa do Paraná beneficia pessoas com mais de 60 anos que não tenham casa própria, sendo a cessão do imóvel feito por meio de aluguel social. Cada condomínio contará com infraestrutura de saúde, assistência social e lazer para os futuros moradores.

Pelos contratos firmados com os municípios, as prefeituras serão responsáveis pela manutenção dos condomínios. Caberá às administrações municipais também a prestação de serviços periódicos básicos de saúde e assistência social, em espaços reservados para esta finalidade.

Os idosos precisam de atividades esportivas, serviços de saúde, oficinas e cursos, casas especiais de moradia social e um índice de avaliação das políticas públicas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE