PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem O talento e o desemprego

Cadê o Brasil das oportunidades? No mesmo dia da apresentação da reportagem sobre Higor Santana, estudante do Curso de Música da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que toca violino nos semáforos da cidade para sobreviver, o governo publicou os números sobre a geração de empregos.

Em Ponta Grossa, o comércio e a prestação de serviços foram os grandes impulsionadores. Somados os dois setores, foram 232 novas vagas criadas. Outros setores, porém, não tiveram o mesmo desempenho, registrando mais demissões do que admissões, fazendo com que o saldo de geração de empregos no município ficasse positivo em 165.

O incremento na geração de emprego seguiu as médias nacional e estadual, que também tiveram resultado positivo no último mês. Entre as maiores cidades, porém, Ponta Grossa teve o pior desempenho, atrás também de São José dos Pinhais (389), Londrina (344), Foz do Iguaçu (210) e Cascavel (187). No ranking estadual, entre os 60 principais municípios, a maior cidade dos Campos Gerais em população ficou na décima colocação.

No Brasil, 157.213 vagas de empregos formais foram geradas em setembro. É o melhor setembro desde 2013, quando foi registrado resultado positivo de 211.068 vagas. Pela primeira vez no ano, todas as 27 unidades da federação apresentaram resultado positivo na oferta de vagas formais de trabalho.

Gerar empregos não é favor. É obrigação do governante. O professor José de Souza Martins, da USP, diz que para gerar emprego no Brasil, em primeiro lugar, é preciso acabar com a bravata irresponsável e o discurso incompetente. É preciso até mesmo proibir que se engane as pessoas numa questão tão dramática.

Higor Santana tem uma história de vida difícil. Ele e milhões de brasileiros aguardam oportunidades num país que nem sempre reconhece seus talentos e o valor das pessoas. Chega de discurso. Um basta à hipocrisia. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE