PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem As eleições de 2020

Falta exatamente um ano para que os mais de 146 milhões de eleitores brasileiros se dirijam às milhares de seções eleitorais instaladas em 5.570 municípios do país para escolher os prefeitos e os vice-prefeitos de suas cidades, bem como os vereadores que atuarão nas casas legislativas municipais. As Eleições Municipais de 2020 serão realizadas no dia 4 de outubro, em primeiro turno, e no dia 25 do mesmo mês, em segundo turno.

Como forma de contribuir com o eleitor ponta-grosense, disponibilizando a ele a possibilidade de iniciar uma aproximação com possíveis pretendes à Prefeitura de Ponta Grossa, o Jornal da Manhã e o portal aRede iniciam uma série uma série especial. A partir do próximo fim de semana, inicia-se as entrevistas com os pré-candidatos.

Reportagem especial mostra que devido à intensa disputa entre partidos e um cenário municipal com grandes lideranças, espera-se que as eleições em Ponta Grossa sejam definidas somente no 2º turno, marcado para o dia 27 de outubro. É importante ressaltar que o ponto-chave das eleições do próximo ano é o fim do mandato de Marcelo Rangel (PSDB), que já acumula duas gestões no cargo máximo do Executivo municipal e precisa deixar a Prefeitura a partir do próximo ano.

O último levantamento Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), divulgado em julho de 2019, aponta que 235.383 eleitores estão aptos a participar da escolha de vereadores e do próximo prefeito. O número é um pouco menor que o registrado nas eleições de 2018, quando cerca de 237 mil pessoas poderiam votar. No entanto, a expectativa é que parte da população que está com irregularidades no título de eleitor – principalmente por conta da transição para o cadastramento biométrico – corrija a situação junto à Justiça Eleitoral.

É importante destacar neste contexto que o Senado Federal aprovou o projeto de lei que define o teto de gastos de campanha para as eleições municipais de 2020. O texto prevê que o valor seja o mesmo do pleito de 2016, corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e foi sancionado no último dia 4 pelo presidente Jair Bolsonaro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE