PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Crescer com planejamento

Depois de longos anos, finalmente a Prefeitura de Ponta Grossa concluiu a revisão do Plano Diretor (PD) e o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob). São dois instrumentos importantes que irão orientar os investimentos, políticas de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município pelos próximos dez anos. Hoje, deverão seguir à Câmara de Vereadores para análise.

O Plano Diretor vigente é instituído pela Lei Municipal nº 8363/2006. O Estatuto da Cidade prevê que o Plano Diretor Municipal deve ser revisto em um prazo máximo de até 10 anos. Com isso, em 2016 iniciou a revisão do Plano Diretor de Ponta Grossa, que acabou sendo interrompido ao final da fase diagnóstico pela quebra no contrato entre a prefeitura e a empresa contratada. Em 2018, a Urbitec ganhou a licitação e inicia os trabalhos no mês de fevereiro. 

O objetivo do Plano Diretor é garantir o ordenamento territorial. Nesse sentido, a construção de prédios deve ser compatível principalmente com a capacidade de infraestrutura de determinada região. Isto é muito importante. Verifica-se claramente um espraiamento dos edifícios em altura, principalmente na região sul, na divisa entre as vilas Estrela e Oficinas, nas ruas Balduino Taques e Padre Nóbrega; e na cercania da Rua Leopoldo Guimarães da Cunha edifícios acima de 10 pavimentos. Outro ponto a destacar são os edifícios em alturas em regiões mais distantes do centro, como Uvaranas, Neves, Jardim Carvalho, Nova Rússia e Oficinas.

Cada plano apresentado nessa segunda-feira (30), pelo Executivo, tem uma função. O Diretor estabelece as diretrizes do futuro de Ponta Grossa. O de Mobilidade Urbana prevê melhorias que envolvem o trânsito, sinalização, calçadas, acessibilidade e espaços coletivos que toda a população utiliza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE