PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Data para refletir

O feriado 7 de Setembro também é uma oportunidade de o brasileiro refletir sobre o Brasil e seus problemas. É uma data apropriada para a realização de profundas reflexões. Os graves problemas impedem um crescimento socioeconômico com estabilidade. O desemprego é muito alto, os índices de violência são assustadores e tem muita pobreza. 

A população sofre com incertezas. Enquanto a crise política e corrupção não forem extintas o país continuará patinando e tirando o sonho de muita gente. Uma solução segundo especialistas em economia e política, seria uma reforma política, previdenciária de efeitos positivos a curto prazo. 

O número de brasileiros que procuram trabalho há pelo menos dois anos chegou a 3,3 milhões no primeiro trimestre de 2019, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea). O número de desempregados de longo prazo é 42,4% superior ao do mesmo período de 2015, primeiro ano da recente recessão da economia brasileira.

O mercado de trabalho é "o pior retrato" da crise econômica enfrentada no país e afeta mais os trabalhadores menos escolarizados e as famílias de menor renda.

Estagnação no comércio varejista, declínio na indústria e forte recuo do setor de serviços, este foi o resultado do mês de junho de 2019, contribuindo para que todos os grandes setores na economia ficassem no negativo no segundo trimestre do ano em relação ao trimestre precedente, já descontados os efeitos sazonais.

Para um setor que até poucos meses atrás ainda se encontrava em crise, como era o caso dos serviços, o desempenho recente não apenas decepciona, mas também implica uma grave interrupção de tendência que, embora muito devagar, vinha apontando para dias melhores.

Que os políticos também aproveitem o 7 de Setembro para refletir. Mudanças são necessárias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE