PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem O valor do ensino integral

Lugar de criança é na escola e governo que se preocupa em proporcionar qualidade de ensino para os pequenos não vai precisar construir prisões. Precisará, sim, erguer novas universidades para ampará-los.

Em Ponta Grossa, atualmente 31,5 mil alunos estão matriculados, de 01 a 10 anos. No total, 75% das crianças já frequentam a escola ou Centros Municipais de Educação Infantil em Tempo Integral. Na Educação Infantil (até 05 anos) esse número já é de 91%. Para se ter uma ideia do crescimento, as vagas ofertadas no Ensino Fundamental em Tempo Integral passaram de 390 em 2012 para quase 14 mil em 2019 – um aumento fenomenal de 3.408%.

O Ministério da Educação (MEC) planeja ampliar a quantidade de vagas para o ensino médio em tempo integral. É uma das medidas anunciadas no Compromisso Nacional pela Educação Básica, em julho. A meta inicial da pasta é atingir 500 mil novas matrículas até 2022 – hoje são 230 mil.

É importante citar que a ampliação do Tempo Integral em Ponta Grossa obedece ao Plano Nacional de Educação e ao Plano Municipal de Educação. Segundo a Meta 06 do PNE, o objetivo é “Oferecer Educação em Tempo Integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica” – até o ano de 2024 - metas já alcançadas pelo Município. Neste sentido, o Plano Municipal, instituído pela Lei 12.213/2015, prevê meta mais ambiciosa: “Ampliar progressivamente o tempo escolar dos anos iniciais da rede municipal de ensino, atingindo 100% dos alunos ao final desse decênio” (até o ano de 2025).

Somando todos os investimentos da Prefeitura, na área de Educação, a cifra chega a R$ 35 milhões em construções e ampliações de CMEIs e Escolas Municipais neste 2019 e em 2020. Os valores estão sendo empregados para ampliar a capacidade de atendimento em Tempo Integral e para a criação de mais vagas no segmento creche – de 01 a 03 anos. A Prefeitura já garante vagas para 100% da demanda do ensino obrigatório. Todas as crianças que completam 04 anos em 2019 possuem suas vagas garantidas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE