PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Canaleta no Calçadão

Fechar a Rua Coronel Cláudio e transformá-lo num calçadão, no início da década de 90, foi um dos grandes erros de planejamento urbano de Ponta Grossa. A outra ‘derrapada’ foi construir um terminal do transporte coletivo num local impróprio. Essas duas decisões estrangularam o trânsito num dos setores da cidade com intenso movimento de veículos e pessoas. 

Muito embora existam posicionamentos contrários, o projeto que prevê a construção de uma canaleta para ônibus, no calçadão, é uma medida necessária e importante para desfazer ‘gargalos históricos’ no centro da cidade. Essa ação soma-se à decisão da operacionalização do binário Bonifácio Vilela/Sete de Setembro, muito bem conduzida pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT).

Entre outros objetivos, o projeto quer melhorar a segurança na região, diminuir a quilometragem rodada pelos ônibus da Viação Campos Gerais (VCG) e desafogar o trânsito na Avenida Vicente Machado, por onde passam atualmente os coletivos que seguem até o Terminal Central.

A mudança deve diminuir o IPK – índice que calcula a quilometragem rodada pelos ônibus da VCG e define parte do valor da passagem – em 518 km por dia. Para Loureiro, a redução abre duas alternativas para o Poder Público: ampliar as linhas no interior dos bairros ou diminuir o valor da passagem.

Reportagem do Jornal da Manhã, na edição desta sexta-feira (05), mostra que 41 ônibus trafegam pela Avenida Vicente Machado por hora (excluindo o período diário de seis horas em que não existem linhas disponíveis). Ao todo, são 750 trajetos de ônibus que seriam desviados para ruas paralelas que desembocariam na canaleta. O projeto também contempla a implantação de um ponto de ônibus no ‘Ponto Azul’.

Este projeto precisa ser colocado em prática o quanto antes. Vai dar novo fôlego’ ao Calçadão, melhorará as condições de trânsito e beneficiária o transporte público em Ponta Grossa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE