PUBLICIDADE

A ‘Cidade do Conhecimento’

Imagem ilustrativa da imagem A ‘Cidade do Conhecimento’

Princesa dos Campos, Capital dos Caminhões e agora ‘Cidade do Conhecimento’. Ponta Grossa, por seus méritos, trilha um interessante caminho para concentrar, num único espaço, a inovação e educação. Isso será possível a partir do ato do prefeito Marcelo Rangel (PSDB), que autorizou a doação de áreas para a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A medida garantirá desenvolvimento, tecnologia e educação. A partir de agora, o Município dá um passo importante para a criação do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Importante destacar as palavras do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFPR, Paulo Tetuo Yamamoto, para quem é um desejo que a implementação se efetive, com o pensamento no desenvolvimento das pessoas e do município. A ideia é que com a implantação seja realizado um trabalho através da verticalização do ensino médio, profissional, técnico e superior em conjunto com a UTFPR, onde toda educação seja compartilhada em um único centro.

A criação do Instituto Federal do Paraná (IFPR) deve garantir mais condições de emprego para jovens da região. Ponta Grossa possui, de certa forma, ações de capacitação aceitáveis, mas é baixa a distribuição de renda. Os cursos técnicos podem ser o caminho para melhorar a pirâmide social através do primeiro emprego dos jovens.

Atualmente existe uma defasagem na mão de obra técnica em toda a região. “Hoje, é muito difícil encontrar este tipo de mão de obra. Ponta Grossa é famosa por ter uma boa qualificação técnica, mas isso é remanescente da época em que a UTFPR formava técnicos. Hoje existe uma lacuna nesta área.

Atualmente, a instituição contempla mais de 26 mil estudantes nos cursos de modalidade presencial e a distância. O IFPR oferece 43 cursos técnicos presenciais, 11 cursos técnicos na modalidade a distância, 20 cursos superiores presenciais, três cursos de especialização na modalidade presencial e um curso de especialização na modalidade a distância. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE