PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Amparo às universidades

Muito embora a população do Paraná tenha apresentado uma manifestação de solidariedade ao governador Ratinho Junior, quando se anunciou que as universidades estaduais poderiam aumentar seus recursos apenas pela ‘eficiência’ e ‘meritocracia’, é importante que o Estado não deixe as instituições de ensino superior cancelar ou suspender os serviços prestados à população por falta de dinheiro.

Neste cenário de apelo, é importante ressaltar a informação do portal aRede e do Jornal da Manhã que apresentam, com exclusividade, um estudo realizado pelas Universidades Estaduais do Paraná e que aponta que cada real investido nas instituições de ensino superior retorna multiplicado por quatro para as economias locais. Com base nesta importante pesquisa, é possível afirmar que os atuais R$ 2,5 bilhões previstos pelo orçamento do governo estadual para as IES em 2019 retornam multiplicados para os mercados regionais. 

Nesta pesquisa, a professora Augusta Pelinski Raiher identificou o impacto imediato na estrutura produtiva do Paraná, afirmando que “o incentivo dado à educação pública induz a produção, emprego e renda, promovendo o crescimento econômico. Compras de materiais, serviços contratados, realizados localmente, e renda dos servidores significam injeção dinheiro no mercado. Ter uma universidade significa movimentar a economia”. Quando comparada a outros setores da economia, “a educação pública mostrou-se um setor chave no que se refere ao salário médio, ao multiplicador de produção e à geração de postos de trabalho”.

O governador afirmou que administração das instituições estaduais de ensino superior será objeto de uma legislação específica. De acordo com ele, está em elaboração a Lei de Eficiência em Gestão Universitária (LEGU), que deve ser finalizada até a metade do ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE