PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Mortes violentas diminuem 

A apresentação do relatório estatístico da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária mostra como ponto positivo a redução do número de homicídios dolosos (com a intenção de matar), no Paraná. Na comparação do 1º trimestre deste ano com igual período de 2018, a retração é de 32%. Um índice expressivo, sem dúvida, se for considerada a realidade de outros importantes estados brasileiros, onde a violência está fora de controle há décadas. 

Em Ponta Grossa, com a pontual atuação da Polícia Civil, do 1º Batalhão da Polícia Militar e da Guarda Municipal, os homicídios apresentaram uma redução de 27,7%. Como este tipo de crime praticamente não tem prevenção, o índice atingido é significativo. É importante ressaltar que as autoridades policiais se desdobram para oferecer segurança à população mesmo não havendo efetivo ideal. O quadro de policiais tem reduzido ano a ano e a reposição não acontece na mesma intensidade.

As ações estrategicamente organizadas para o combate efetivo à criminalidade reduzem o campo de ação dos bandidos e ampliam a sensação de segurança da população. Somam-se, também, o policiamento preventivo através de módulos móveis, o desenvolvimento de operações de trânsito e operações policiais, além do cumprimento de mandados de prisão.

Nesta análise sobre mortes, é salutar destacar que o registro de ocorrências de homicídios dolosos é o principal indicador da segurança pública e a redução da taxa mostra a eficiência das ações de combate à criminalidade. Um destaque no período apontado no balanço é que 271 (68%) dos 399 municípios do Estado não registraram homicídios durante o primeiro trimestre deste ano. Dos 128 municípios restantes, 67 tiveram apenas um caso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE