PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Levantar a voz é preciso

O recente anúncio do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, sobre o bloqueio de 30% do orçamento destinado ao custeio das instituições federais de ensino superior – entre elas a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR), cria alarde e é motivo de preocupação. Ainda que existam defensores dessa medida, a Educação precisa ser priorizada e principalmente valorizada.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) segue impactada pela decisão e realizou o levantamento sobre o impacto do contingenciamento do orçamento anual, anunciado pelo Ministério da Educação (MEC). Em Ponta Grossa, o câmpus local perderá mais de R$ 2 milhões.

No dia 30 de abril, o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) efetuou o bloqueio orçamentário no montante de 36,25% da UTFPR, por meio da Nota de Bloqueio nº 8000026. A ação atingiu diretamente a manutenção dos câmpus e da Reitoria, dos cursos em andamento e dos programas institucionais, incluindo os programas acadêmicos, científicos, de pesquisa e de extensão.

Também houve o contingenciamento de 30% no programa Idiomas sem Fronteiras e nas verbas de Investimento. Outra fonte de investimento, proveniente de emendas parlamentares, foi bloqueada em 100%. O valor total do bloqueio da UTFPR ultrapassa o montante de 43,8 milhões de reais.

Até o momento, a orientação da Reitoria para os gestores é a de manter apenas os gastos estritamente essenciais para garantir a continuidade, dentro do possível, das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Dessa forma, os esforços serão concentrados principalmente para a manutenção de programas estudantis e para o pagamento de despesas básicas, como água, luz, telefone, limpeza e segurança.

A questão é: quem vai defender os interesses da UTFPR. Cadê as entidades e as lideranças políticas empresariais de Ponta Grossa. Levantar a voz é preciso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE