PUBLICIDADE

A dengue e as políticas públicas

Imagem ilustrativa da imagem A dengue e as políticas públicas

A ameaça da dengue, no Paraná, enseja o poder público e pedir o apoio da população. O Governo do Estado e Ponta Grossa estão agindo contra a doença, mas é fundamental a participação da comunidade para acabar com os  focos do mosquito Aedes aegypti. Água parado e lixo acumulado representam um espaço rico para prosperação do inseto.

O boletim semanal da Secretaria de Saúde, que atualiza os números da dengue, confirma mais dois óbitos em Londrina: um homem de 40 anos, morador da zona Leste da cidade, e uma mulher de 63, moradora da zona Sul. São casos autóctones,  o que significa que as pessoas contraíram a doença nos locais de residência. O município já tinha outras duas mortes confirmadas no mês passado. O Paraná registra oficialmente 5 óbitos por dengue. O outro caso, também confirmado em março, é de Cascavel.

Essa difusão de doenças, mesmo diante de tantas ações de combate ao inseto, ocorre pela luta ir além da esfera da medicina. Ela depende de políticas públicas que aumentem o acesso da população ao saneamento básico. Isso inclui o tratamento da água, a canalização e o tratamento de esgotos e a limpeza pública de ruas e avenidas. O problema é que tudo isso é dificultado pelo crescimento desordenado das cidades.

 Ao mesmo tempo que o risco de contaminação é grande, outros focos de mosquitos transmissores da dengue estão sendo encontrados no Paraná. São motivos de sobra para que o Governo intensifique as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e na conscientização da população para manter cuidados básicos de prevenção.

Há uma boa notícia. Três cidades brasileiras irão realizar a etapa final do método Wolbachia para o combate ao mosquito Aedes aegypti. A metodologia é inovadora, autossustentável e complementar às demais ações de prevenção ao mosquito. Consiste na liberação do Aedes com o microrganismo Wolbachia na natureza, reduzindo sua capacidade de transmissão de doenças.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE