PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem A dengue volta a assombrar

Com a febre amarela ainda assombrando as cidades, o Paraná retoma uma batalha contra a dengue. Na última semana, 501 casos foram confirmados em diversos municípios, elevando para 2.023 o número de ocorrências registradas desde julho do ano passado. A situação é preocupante, sobretudo se for considerado que o número de casos vem crescendo mesmo após o verão.

Isso mostra um comportamento atípico da doença e reforça a importância de se intensificar o combate a dengue em todo o Estado. Além disso, a reintrodução do tipo 2 do vírus da dengue é outro fator que demanda atenção especial das autoridades do Paraná. O risco de mortes também aumenta com a circulação de um novo vírus.
A preocupação tem fundamento. Quando uma pessoa é infectada pela dengue, ela fica imune à uma nova infecção pelo mesmo vírus. Contudo, existem quatro subtipos virais. Caso a pessoa seja infectada por um subtipo diferente ao que já foi exposto, as chances de desenvolver a forma grave da doença são maiores.
De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, já são 11 casos graves de dengue e 57 casos com sinais de alarme no Paraná. Até o momento, duas mortes também já foram confirmadas, ambas em Londrina.

Durante toda essa semana a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), estará realizando uma capacitação integrativa dos Agentes Comunitários de Endemias (ACE) e dos Agentes Comunitários de Saúde (ACE). Essas capacitações fazem parte de um projeto aplicativo, que foi resultado do treinamento em entomologia, que aconteceu em Brasília, no ano de 2018 e seguem as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica a Saúde (PNAB).
Ações devem ser realizadas, mas a sociedade precisa ter conscientização. Tanto o poder público como a população têm que trabalhar em conjunto para evitar que o mosquito se crie. Eliminar a água parada é a melhor forma de prevenção.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE