PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem O Estado e a Escola Segura

A tragédia em Suzano (SP), no meio da semana, com resultado de mortos e feridos, precisa mudar uma perigosa realidade da maioria das escolas brasileiras: a falta de segurança. Professores, funcionários e estudantes vivem uma rotina diária do medo, são ameaçados por diferentes tipos de criminosos e sofrem com a falta de investimentos. Inspetores e câmeras de segurança são infinitamente impotentes diante de tamanho perigo.

Ontem, pela manhã, o governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou o programa Escola Segura, que reúne uma série de ações e medidas preventivas de segurança para alunos, pais, professores e a comunidade. Ele prevê a presença de policiais militares da reserva nas escolas estaduais. Mas, Ponta Grossa, uma das grandes cidades paranaenses, está de fora deste projeto

O programa será implementado inicialmente em 100 escolas em Foz do Iguaçu, cidade de fronteira internacional, em Londrina, segunda maior cidade do Paraná, e na Região Metropolitana de Curitiba. O projeto-piloto vai durar 150 dias e envolverá até 200 policias militares voluntários, que já não estão na ativa.

O Programa Escola Segura começará a operar em abril, após seleção das escolas e dos policiais que irão atuar nas unidades e que passarão por requalificação. A previsão do governo é de um investimento aproximado de R$ 5 milhões com o pagamento de diárias aos soldados, além da aquisição de armas, coletes e demais equipamentos de segurança para os policiais.

Neste cenário de inquietação da comunidade estudantil, é importante cobrar agilidade nas obras da base da Polícia Militar no campus de Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). As aulas reiniciaram semana passada e todos querem poder desfrutar deste espaço de formação e de conhecimento científico sem sustos, agressões, roubos entre outros tipos de violência.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE