PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Um órgão desamparado

É preciso encontrar algum profissional para desfazer a ‘macumba’ contra a seção técnica do Instituto Médico Legal de Ponta Grossa. Nunca vai para frente e rotineiramente sofre pesadas críticas da sociedade e das lideranças políticas e empresariais da cidade. É muita ‘urucubaca’ para um único órgão estadual.

O imóvel que abriga o IML está parcialmente interditado desde janeiro do ano passado. Por conta das constantes chuvas, o muro ao lado do prédio rachou. Agentes da Defesa Civil constataram riscos de desmoronamento. Desde então, o imóvel e a rua lateral estão interditadas.

Em abril do ano passado, o Governo do Estado autorizou a contratação emergencial de contêineres para transferir o IML ao Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG). Três módulos habitacionais e dois módulos frigoríficos foram cedidos.

A Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária informou que duas licitações foram abertas para a reforma do prédio onde funcionava o Instituto Médico-Legal de Ponta Grossa, mas não houve nenhum participante. Após isso, ocorreu a abertura de um novo certame, na modalidade de convite, mas também não gerou interesse. O projeto, então, retornou para a Paraná Edificações, que fará uma nova licitação ainda no primeiro semestre deste ano.  Em relação à construção da nova sede, ainda não há nada formalizado.

No mês passado, a Prefeitura Municipal e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) apresentaram estratégias para a construção do novo Instituto Médico Legal (IML) e a implantação do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO). Apesar da boa vontade, é incerto que os problemas do IML sejam resolvidos em curto prazo.

Os problemas apenas se avolumam. Vizinhos do prédio interditado vivem apreensivos com a possibilidade do desabamento do imenso muro lateral. Há várias rachaduras e até o momento, segundo afirmam, apenas a via continua interditada, causando mais transtornos ainda.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE