PUBLICIDADE

Da história para o futuro

É triste ver uma parte importante dos quase 200 anos de Ponta Grossa em ruínas, mas qual era a opção?

Imagem ilustrativa da imagem Da história para o futuro
-

Conhecer a história de uma cidade ajuda a entender a sociedade e auxilia na construção do futuro. Preservar os patrimônios históricos é dever dos governos municipais, estaduais e federal, é garantir que a memória de um povo inteiro será preservada. Mas quando essa história vira palco de violência, prostituição, doenças e ‘lixão’ não-oficial? O que fazer com um prédio imenso no centro do município que não é usado pela população? Pelo contrário, se transformou em um cenário deplorável e que mais causava prejuízo aos moradores do entorno.

É triste ver um pedaço dos quase 200 anos de Ponta Grossa em ruínas, mas qual era a opção? Como uma estrutura abandonada há décadas poderia ser reaproveitada? Infelizmente, não havia qualquer preparo para que aquelas paredes resistissem ao tempo e as vigas não suportariam um novo empreendimento. A falta de atenção de tantos governantes anteriores com a história do município levou à difícil decisão de levar abaixo o prédio do antigo Mercado Municipal.

A partir de agora, olha-se para o futuro, para o desenvolvimento e para a ocupação e valorização de toda uma região. O novo centro comercial que será erguido naquele mesmo local trará progresso para a cidade. Saem os traficantes e usuários de drogas, entram famílias e crianças que terão um novo ambiente para lazer e diversão. Cinema, lojas, estacionamento vertical, tudo o que uma cidade do porte de Ponta Grossa merece, e precisa.

O luto pela memória da cidade é justificável, mas agora não adianta lamentar. É preciso celebrar o progresso e a construção de um novo Mercado Municipal – sem nenhum centavo de dinheiro público, já que se trata de um investimento privado. As histórias e as imagens do antigo Mercadão ficarão, apenas, na memória daqueles que viram o auge daquele prédio. As más lembranças daqueles que viveram naquela vizinhança nos últimos anos serão substituídas por bons momentos. É mais um passo rumo ao progresso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE