PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Novos médicos para PG

O atendimento nas unidades de saúde, em Ponta Grossa, volta à normalidade, a partir dessa semana, com a reposição da maior parte dos médicos cubanos, que deixaram a cidade, há mais de duas semana. O Município perdeu praticamente 80% dos profissionais que faziam parte do Programa Mais Médicos. A reestruturação plena ainda vai legar algum tempo.

Ontem, a Secretária Municipal de Saúde (SMS) emitiu importante comunicado ressaltando que os novos médicos, que se inscreveram no programa Mais Médicos, iniciam os atendimentos em pelo menos 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS), localizadas em diferentes pontos da cidade. Os primeiros profissionais são do estado do Paraná e do Nordeste. 

Todas as vagas para Ponta Grossa foram preenchidas. A Prefeitura aguarda a apresentação de todos os inscritos até dia 14 de dezembro. Para evitar prejuízos no atendimento, as UBS que ainda não contam com os profissionais do programa continuam recebendo o revezamento dos médicos concursados que já trabalham na Atenção Primária do Município.

O programa Mais Médicos, criado em 2013 pelo governo do Brasil, aumentou o acesso da população brasileira à saúde. O impacto positivo do provimento emergencial em curto prazo, alocando mais 18 mil profissionais médicos em serviços da atenção primária de saúde (APS) em lugares antes carentes ou deficitários, com tutoria acadêmica e supervisão para qualificação profissional, foi visível já nos primeiros anos do programa. 

Por exemplo, em 2012, a cobertura da Estratégia de Saúde da Família era de 59,4%. No ano seguinte, passou para 59,6%. Já em 2014, um ano após a criação do Mais Médicos, esse índice saltou para 66,9%. E continuou crescendo até alcançar 70% em 2017.

Em Ponta Grossa, os médicos cubanos acabaram com as reclamações com um atendimento eficiente e humanizado nos postos de saúde.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE