PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Modernizando o trânsito

A implantação de semáforos inteligentes representa um significativo avanço para o sistema viário de Ponta Grossa. O Município, por suas particularidades geográficas, sempre encontrou no trânsito uma série de desafios e, apesar dos investimentos realizados nos últimos anos, não conseguia resolver problemas crônicos. Circular pela área central da cidade, em horários de picos, impõe aos motoristas muita paciência. Dados divulgados pelo Detran, no início deste ano, apontam Ponta Grossa com a 5ª maior frota do Paraná. São 198.376 veículos em circulação.

Especialistas apontam que nos dias de hoje, o trânsito é um dos principais geradores de caos e estresse na vida das pessoas. Tráfego lento, avenidas congestionadas, constantes acidentes entre outros fatores são situações do dia-a-dia da maioria dos moradores. A frota cresceu mensalmente e o trânsito está a cada dia mais lento.

Por conta dessas particularidades, os semáforos inteligentes foram desenvolvidos visando a locomoção urbana mais eficiente. As luzes do semáforos acendem e apagam conforme o fluxo de veículos, podendo assim, diminuir o congestionamento nos principais cruzamentos da cidade.

O uso de semáforos inteligentes traz melhorias significativas no tráfego. Teste realizados em cidades do mesmo porte de Ponta Grossa, por exemplo, apresentaram um aumento da velocidade média entre 20 e 30 % nos trechos monitorados.

Torna-se inegável que os semáforos inteligentes possuem grandes vantagens em relação ao semáforo convencional. Enquanto o custo inicial dos semáforos convencionais é menor, ele perde na questão de temporização fixa, o que pelo lado do sistema inteligente de semáforos não ocorre visto que se adaptam automaticamente ao fluxo de transito e consequentemente fazendo os veículos perderem menos tempo parados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE