PUBLICIDADE

O crescimento da oferta de empregos

Imagem ilustrativa da imagem O crescimento da oferta de empregos

Ponta Grossa ganha destaque nacional, novamente, por figurar entre os potenciais municípios brasileiros geradores de emprego. A cidade tem um dos maiores parques industriais do Paraná e é uma das principais economias do Estado. Sofreu com os impactos negativos da crise econômica, mas demonstrou virtudes ao apresentar, antecipadamente, indicativos de recuperação. 

Entre janeiro e março foram 457 novas oportunidades criadas, ampliando o estoque de trabalhadores com carteira assinada no município. Somente em março foram 106 novas vagas. É importante destacar que esses indicadores estão relacionados às ações desenvolvidas tanto pela Agência do Trabalhador, na cooptação de vagas junto aos setores da indústria, comércio e serviço, como pela Prefeitura, em oportunizar cursos de capacitação e qualificação profissional.

A qualificação profissional ou formação inicial e continuada, aliada à qualificação social do trabalhador, é fator indispensável para o acesso e permanência no mundo do trabalho. Adquirir conhecimentos e competências é imprescindível para a superação dos desafios a serem enfrentados no mundo do trabalho. Em Ponta Grossa, há várias ofertas para os cursos de qualificação profissional, disponíveis pelo Senac, Senai, Senat.

No âmbito nacional, é importante que o Ministério do Trabalho tem também trabalhado em parceria com o Ministério da Educação dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no sentido de alinhar os cursos ofertados às necessidades do mundo do trabalho, bem como no encaminhamento de trabalhadores para os cursos desse programa, por meio das agências

O Paraná abriu 26.017 vagas com carteira assinada de janeiro a março de 2018. Foi o melhor resultado desde 2014, quando a diferença havia sido de 43.543. Já o Brasil registrou a abertura de 56.151 novos postos de trabalho. Esse valor representa o melhor resultado para o mês nos últimos cinco anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE