PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Combate às drogas em PG

É importante o Plano Municipal de Segurança Pública, de Ponta Grossa, priorizar o combate ao tráfico de substância entorpecente. Mas, este documento não atingirá suas expectativas se as ações práticas de repressão e de prevenção forem realizadas de forma isolada pelos órgãos de segurança. 

Planejamento operacional, atividade de inteligência e persistência são necessárias. O tratamento ao usuário de droga também é primordial. Especialistas sustentam que o crack é um problema de segurança pública, quando na verdade é uma questão social; o segundo é o de que o crack é uma epidemia e, por fim, o de que os usuários não querem abandonar o vício.

Confeccionado pela Secretaria de Secretaria da Prefeitura, o Plano Municipal de Segurança Pública deverá traçar as principais diretrizes do setor para as próximas três décadas em Ponta Grossa. Entre as medidas que estão previstas no plano está a criação de uma divisão antidrogas na Guarda Municipal, com dois módulos móveis.

O avanço das drogas, principalmente o crack, um subproduto barato da cocaína, é uma realidade. Há anos as autoridades se debruçam sobre o problema sem conseguir diminuir a entrada e a distribuição desse tipo de droga no País, uma das grandes fontes de dinheiro do crime organizado. Nos últimos anos, o problema que sempre esteve presente nos grandes centros e cidades de porte médio, se espalhou e chegou às pequenas cidades e até comunidades rurais, criando problemas sociais graves em localidades pouco aparelhadas para tratar desse assunto novo. 

É importante também a realização de campanhas, incentivando a comunidade a denunciar pontos de vendas e distribuição de drogas. É uma forma de o cidadão se integrar às ações dos organismos de segurança. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE