PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem É hora de avançar

É preciso avançar. Os problemas judiciais envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com proporções maiores registradas na semana passada, por conta do decreto da prisão dele, não podem paralisar o Brasil. Devem ser superados os desânimos e os descontentamento e recolocar o país num novo cenário. Esta página envolvendo o petista deve ser virada imediatamente.

O Brasil engatinha para superar uma grave crise econômica, mas tem o compromisso, também, de evoluir politicamente. Nas Eleições Gerais de 2018, os eleitores brasileiros irão eleger o presidente da República, os governadores de estado, dois terços do Senado Federal e os deputados federais, bem como os deputados estaduais ou distritais. O primeiro turno da eleição ocorrerá em 7 de outubro, e o segundo turno, nos casos em que for necessário, será realizado no dia 28 de outubro. 

É importante, desde já, a realização de uma campanha de conscientização sobre o voto consciente. A sociedade civil deve se organizar neste sentido. Especialistas reforçam que muitas pessoas não sabem votar, não conhecem os candidatos; muitos pegam um papel de propaganda no chão para votar, no dia da eleição. Outros, pior ainda, vendem o voto; isto é, se vendem, vendem a própria honra.

O voto só será consciente se o eleitor conhecer o candidato, se informar, conhecer seus valores e o que pretende. Sobretudo se é um político ou um “politiqueiro”, que visa se enriquecer. Não se pode trocar o voto por um benefício, por um emprego, por alguns reais. Não se pode votar em alguém só porque é um jogador ou cantor famoso; ou mesmo um excêntrico que faz palhaçada na televisão. 

O eleitor pode, sim, mudar este cenário. Deve votar nos bons políticos e em projetos viáveis. Por outro lado, deve afastar do cargo público quem efetivamente beneficiou-se do mandato para atender a questões pessoais e não coletivos. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE